quarta-feira, junho 15, 2005

Óscares do Terceiro Semestre - Resultados Finais

Eis que termina a mais disputada e renhida luta pelos Óscares de Melhor Professor e Melhor Assistente da 10G.
Antes de uma análise pormenorizada dos resultados, cumpre-nos informar certos e determinados assistentes que puseram em causa a seriísima organização dos Óscares da 10G que estes se destinam a premiar, respectivamente, o Melhor Professor e o Melhor Assistente que, durante o semestre em causa, deram aulas à 10G. Muito gostaríamos de incluir todos os professores e todos os assistentes, mas não pode ser. O regulamento do concurso é muito claro quanto a este tipo de situações.

Exclarecidos que estão os detalhes técnicos, deixamos em seguida um resumo das votações realizadas:

Melhor Professor:
Paulo Pamplona Corte-Real - 18 votos - 15%
Luís Santos Pinto - 8 votos - 7%
Miguel Pina e Cunha - 34 votos - 28%
Carlos Poares - 62 votos - 51%
Total de votos: 122

Melhor Assistente:
Renato Rosa - 79 votos - 49%
Ana Lacerda - 58 votos - 36%
Manuel Pinho - 20 votos - 12%
Ana Paula Garcês - 4 votos - 2%
Total de votos: 161

(NOTA: A soma das percentagens pode não igualar 100%, dados os arredondamentos que foram feitos.)

A luta na disputa do Óscar para Melhor Professor foi renhida, com Carlos Poiares a destacar-se claramente dos seus concorrentes, não sem antes estes demonstrarem que queria efectivamente ganhar a estatueta. Porém, Carlos Poiares conseguiu reunir mais de metade dos votos, provavelmente, pelo facto de muitos alunos se quererem redimir de não ter ido a qualquer aula dada por este senhor.
Mas se houve competição na decisão do Melhor Professor, a disputa do Óscar para o Melhor Assistente foi ainda mais garrida, principalmente depois do escândalo que envolveu esta competição. (Podem ver-se notícias deste acontecimento aqui.) Esta disputa - a dois, saliente-se - teve altos e baixos em que, num dia, Ana Lacerda parecia ter o Óscar assegurado e, no dia seguinte, Renato Rosa aparecia com uma votação em muito superior à da assistente. Findas as contas, foi mesmo Renato Rosa quem triunfou. Acreditamos que esta vitória contou com o apoio acérrimo de alguns outros assistentes que, sabendo da votação, não quiseram deixar de dar o seu contributo. Quanto aos alunos, acreditamos que quiseram premiar os cisnes de Renato Rosa, na expectativa de que venha a leccionar uma cadeira só de desenho de animais a partir de números. A primeira experiência de Ana Lacerda nos Óscares passou, literalmente, a correr, tal como esta assistente andou durante todo o terceiro semestre.
Não podíamos terminar esta nossa análise sem antes falarmos dos outsiders. Ana Paula Garcês conquistou uns rídiculos 4 votos (2%), enquanto Luís Santos Pinto amealhou uns míseros 8 votos (7%). E porquê?, poder-se-ão perguntar. Quanto a Ana Paula Garcês, não há grandes dúvidas. Poucos foram os alunos que foram às suas aulas de apresentação e ainda menos os que frequentavam as suas aulas. Acreditamos, verdadeiramente, que quase ninguém sabia sequer como se chamava essa senhora do Direito. Já Luís Santos Pinto foi claramente afectado pelo número elevado de chumbos à cadeira e pela prestação do professor de Estatística deste semestre. Vários alunos da 10G estão a constatar que Estatística não é tão difícil como Luis Santos Pinto fazia crer e que, afinal, não é preciso saber jogar à roleta russa com um revólver nem saber de cor os horários do 58 para passar no exame.

E estão atribuídos os Óscares do Terceiro Semestre.
Aguardem notícias... Os aguardados Óscares do Quarto Semestre estão já aí e marcarão o regresso de vários mitos, como B - segundo classificado nas duas primeiras edições do troféu - e Poiares - que acaba de ganhar um Óscar.